Analise de requisitos e sua importância.

04:03
Tendo em vista que o ramo farmacêutico é extremamente necessário para o bem estar da população, o desenvolvimento de projetos nesse setor se torna altamente viável, pois o mercado esta sempre em ascendência.
O objetivo principal desse projeto é suprir as necessidades da empresa montando um sistema o mais confiável possível prevendo o sucesso e continuidade do mesmo.

Para construção de um sistema é necessário que algumas etapas sejam cumpridas, a engenharia de requisitos é uma delas. Lemos; Microni. (2008) diz que as atividades e processo para o desenvolvimento de software são; Análise de requisitos de software, Especificação, Arquitetura de software, Implementação (ou codificação), Teste, Documentação, Suporte e treinamento de software e Manutenção.
Após essa etapa cumprida começa a construção da UML. As linguagens de modelagem orientadas a objeto tiveram origem no meio da década de 1970 ao fim da década de 1980, essas linguagens originaram-se devido o surgimento de novas linguagens mais complexas que estavam surgindo.
Segundo Nogueira (2009) relata que na metade da década de 1990 Grady Booch (Rational Software Corporation), Ivar Jacobson (Objectory) e James Rumbaugh (General Electrics) criadores de alguns métodos orientados a objeto juntaram as melhores idéias para criar uma linguagem unificada. Essa linguagem teve inicio oficial em outubro de 1994.
Na UML existem vários tipos de diagramas aqui foram abordados apenas os de Classe, objeto, atividade e sequência.
O diagrama de classes é considerado o mais importante da UML, pois ele permite a visualização das classes métodos e atributos utilizados nas mesmas, ele também explana a interação que varias classes podem ter com outras. Esse diagrama é base para construção de praticamente todos os outros.
Já o diagrama de objetos pode ser considerado uma imagem do sistema em um momento distinto de execução, ele demonstra uma execução momentânea como um cadastro ou venda utilizando dados reais.
O diagrama de atividades tem função de demonstrar algum método especifico mostrando o fluxo de atividades que esta sendo realizado.
E o diagrama de sequência retrata com detalhes os eventos ocorridos para realização de uma tarefa, definindo com mais clareza a ordem dos eventos os detalhes métodos utilizados entre outras informações. 

Para construção do projeto foi necessário seguir alguns passos, primeiramente foi escolhido um tema (LC FARMA) logo depois da escolha foi feita uma extração de requisitos essa ocorreu através de pesquisas bibliográficas na WEB observando sites similares e discussões a cerca de nosso tema.
Após isso foi feita a especificação dos itens encontrados tais como as classes necessárias e métodos a serem aplicados.
O que mais apresenta dificuldade nessas etapas são as extrações de requisitos, pois se não forem feitas de forma adequada tornam-se uma seqüência de erros levando todo o projeto a inúmeras falhas. A construção dos diagramas também é uma parte bem delicada, porque a cada passo desse processo são descobertos itens novos o que faz com que alterações sejam necessárias em passos anteriores.

Postagens Relacionadas

Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »